Podcasts

Sobrevivendo a um naufrágio medieval

Quando os marinheiros partem para o oceano, um de seus maiores temores é ser vítima de um naufrágio. Inúmeras histórias da história contam como os navios sucumbiram ao mar e como os oceanos podem ser perigosos para pescadores e marinheiros. Uma dessas histórias vem do século X.

O comércio entre o Oriente Médio e a Ásia Oriental cresceu continuamente durante os séculos VIII e IX, à medida que as rotas marítimas se tornaram mais comuns. Navios do Golfo Pérsico e da Península Arábica navegariam pelo oceano Índico até a China, voltando para casa com carregamentos de especiarias e sedas. As viagens desses marinheiros foram registradas em meados do século X por um capitão do mar chamado Buzurg ibn-Shahriyar. Em seu trabalho Kitab Aja'ib al-Hind (O Livro das Maravilhas da Índia), ele dá um vislumbre de como era a vida para aqueles que navegavam os oceanos na Idade Média.

Em uma seção, Buzurg reconta um relato feito a ele por um comerciante que sobreviveu a um naufrágio no ano de 919. Ele fazia parte de uma frota de três navios com 1.200 homens que se dirigiam para a costa oeste da Índia. Segundo o comerciante, eram navios extremamente grandes e bem administrados por suas tripulações. Levaram apenas 11 dias para navegar do Golfo Pérsico para a Índia, e então eles avistaram as montanhas e a paisagem do país.

“Nunca tínhamos ouvido falar desta viagem ser feita com tanta velocidade antes”, explica o comerciante, “então nos alegramos e nos parabenizamos por nossa travessia segura e começamos os preparativos para o desembarque porque presumíamos que deveríamos chegar à terra na manhã seguinte”.

No entanto, o problema logo surgiu:

Mas então o vento veio das montanhas sobre nós, e não conseguimos segurar as velas, e fomos apanhados pelo vendaval, pela chuva, pelos trovões e pelos relâmpagos. Os oficiais e marinheiros do navio propuseram descartar a carga, mas Ahmad (o mestre do navio) os proibiu de dizer: "Não devo atirar até que as coisas estejam além do meu controle e eu saiba que irei perecer."

O comerciante acrescentou que as condições eram igualmente ruins nos outros dois navios e que seus companheiros estavam implorando ao comandante do navio para entregar a carga. Ele ainda se recusou, e a situação piorou nos dias seguintes:

No sexto dia em que o navio estava quase naufragando deu ordem para alijar, mas não foi possível jogar nada fora porque os sacos e fardos estavam pesados ​​de chuva, de modo que o que continha um peso de 500 manns agora continha 1.500 por causa do chuva. A situação agora era urgente; o bote salva-vidas foi colocado na água e trinta e três homens desceram nele. Ahmed foi pressionado a descer para o bote salva-vidas, mas disse: “Não deixarei meu navio, pois há mais esperança de que ele seja salvo do que o barco salva-vidas; e se cair, eu caio junto, pois não tenho interesse em voltar após a perda do meu capital. ”

O comerciante e os que estavam no barco salva-vidas permaneceram em sério perigo:

Ficamos cinco dias no bote salva-vidas sem comer nem beber, até não termos força para falar uma palavra, de fome e sede e de nossos sofrimentos no mar. O barco foi tão sacudido pelas ondas e pelo vento que não sabíamos se estava submerso ou não. E em nossa fome e aflição intensas, fizemos sinais um para o outro de que deveríamos comer um de nós. Estava entre nós no barco um menino gordo, ainda não era maior de idade, cujo pai estava na companhia que havia ficado para trás no navio: então decidimos comê-lo.

A situação estava agora no seu pior:

O menino sentiu o que estávamos fazendo e eu o vi olhando para o céu e movendo os lábios e os olhos em uma oração silenciosa. Mas em menos de uma hora vimos sinais de terra. Logo a terra tornou-se claramente visível; então os barcos encalharam, viraram e se encheram de água. Não tínhamos forças para ficar de pé ou nos mover. Mas naquele momento, vejam! - dois homens correndo pela costa até o barco. Eles nos perguntaram de onde viemos; contamos a eles de um certo navio, que demos nome. Eles nos pegaram nos braços e nos trouxeram para terra. Houve queda em nossos rostos como se estivéssemos mortos. Um dos dois homens fugiu; Perguntei ao outro onde estávamos e ele respondeu: “Esta fumaça que você está vendo é de Al-Tiz. Meu companheiro foi para a aldeia, onde temos comida, água e roupas. ” Então eles nos carregaram para a cidade.

No final dos 1.200 homens que estavam a bordo dos três navios, os únicos sobreviventes foram deste bote salva-vidas. O comerciante acrescentou que a perda foi devastadora para a região “devido à grande quantidade de riquezas e ao número de importantes comandantes, capitães e mercadores nelas”.

Você pode ler mais trechos dos escritos de Buzurg ibn-Shahriyar como parte do livro Navegação marítima árabe: no Oceano Índico nos tempos antigos e medievais, por George F. Hourani (Princeton University Press, 1995)

Imagem superior: Naufrágio medieval retratado no século 14 - da British Library MS Royal 20 D I f. 177

Assista o vídeo: Luta pela sobrevivência em alto mar filme completo dublado (Outubro 2021).